Blog

Recebendo o novo membro da Família

SE PREPARANDO PARA RECEBER O FILHOTE

Parabéns, você acaba de entrar para um mundo novo; que não sonhava existir. O mundo dos gatos!
Pode ter certeza, sua vida vai mudar e para melhor.
 
  
  

1 - COMO ENTREGAMOS NOSSOS FILHOTES:

 
  
  • Nosso Gatil esta livre de FIV, FeLV e Anemia Felina.
  • Seu filhote terá o Pedigree emitido pela TICA.
  • Carteira de vacinas em dias de acordo com a idade do filhote e em conformidade com a determinação do fabricante.
  • Todo e qualquer filhote somente deixará o Gatil após completar 14 semanas.
  • Os filhotes somente serão entregues CASTRADOS, impreterivelmente.
  
  

2 - O QUE VAI PRECISAR:

 
  
  • Caixa de Areia: dar preferencia às fechadas, são melhores e retêm por mais tempo os odores.
  • Areia: Granulados de Madeira, Fecula de Mandioca ou ainda as brancas à base de Carbonato de cálcio ou Sílica, porém esta só é indicada depois que seu filhote estiver com cerca de 01 ano e não queira mais experimenta-la, pois, a Sílica é tóxica se ingerida.
  • Recipiente para Ração: deverá ser mantido sempre limpo e abastecido, pois, o gato come quando ele quer, e não quando nós queremos.
  • Frasco para água: dar preferencias aos de pedra, barro ou de alumínio, que mantêm a água sempre fresquinha. Troque diariamente.
  • Casinha ou uma almofada que ele saiba que é só dele.
  • Arranhadores: geralmente mais de um e de tamanhos diferentes
  • Brinquedos: tenha inúmeros, como bolinhas, ratinhos, chocalhos, que sejam leves e façam barulho para que os filhotes se divirtam.
 
  

3 - A CHEGADA DO FILHOTE

 
  
Enfim, depois de tanto esperar seu filhote chega em casa, como agir: 
  

1- Coloque a caixa de transporte em que ele esta em um ambiente tranquilo da casa e abra a caixa.

2 - Não tenha pressa, ele sairá de dentro à seu tempo, quando se sentir mais seguro.

3 - Não o tire a força, isso irá estressa-lo ainda mais.

4 - Depois que ele sair da caixa, deixe que faça o reconhecimento do local sozinho, sem sua interferência.

5 - Quando o gatinho estiver mais tranquilo e confiante mostre a ele onde está a água, comida e sua liteira.

6 - Não se preocupe se nos 2 ou 3 primeiros dias ele se mostrar arredio, é que ainda não adquiriu segurança o suficiente, mas sempre converse com ele para que perceba que pode confiar em você, assim estará criando os primeiros vínculos, que durarão a vida toda.

 
  
  

4 - VIAGENS

 
  

Muitas vezes recebemos nosso gatinho de outras cidades, estados ou mesmo países, então, quando receber seu filhote nestas condições seu cuidado deve ser redobrado:

Tenha sempre ração úmida para oferecer, do tipo INTESTINAL da Royal Canin, é mais palatável, contém bastante quantidade de líquidos e proteínas de excelente qualidade mesmo que ele coma pouco será suficiente.

Quanto mais longa for a viagem maior será o cuidado e atenção dispensado ao filhote. Observe a frequência com que se alimenta e ingere água, se necessário ofereça água-de-coco com uma seringa de 01 ml, cerca de 3 ml a cada hora por um período de 04 horas.

Observe nos primeiro 07 dias as fezes e a frequência com que ele evacua. Fezes amolecidas pode ser sinal de verminoses ou de que algo esta errado, fale com o criador de onde o trouxe e siga suas orientações.

Sempre que for sair de casa com seu gatinho, por mais que ele não queira, coloque-o em uma caixa de transporte, é mais seguro para ele e para você.

O ideal é que nos primeiros meses seu filhote não tenha acesso ao quintal ou à rua, pois existem muitos vermes que são facilmente transmitidos através de fezes de outros animais como pássaros e ratos, e causam doenças difíceis de serem tratadas ou às vezes são fatais.

 
  
  

5 - ALIMENTAÇÃO

 
  

Muitos médicos veterinários são completamente contra à suplementação alimentar, mas lembre-se gato é um felino, e felinos gostam de carne. Então se tiver disponibilidade e tempo:

 
  

Carne crua moida, peixe ou frango picadinhos: Separe em pequenas porções, à principio cerca de 50 grs, congele por no mínimo 03 dias. Após este período retire do freezer, e quando estiver em temperatura ambiente ofereça para seu amiguinho, além dele adorar, esses alimentos são ricos em nutrientes que ajudam no desenvolvimento de músculos e ossos.

Queijos: tipo Polenguinho é ótimo, se seu filhote gostar pode oferecer cerca de 03 vezes por semana.

Ovos: somente a gema de preferencia cozidos em pequenas quantidades apenas 01 vez por semana.

Legumes e Verduras: se ele gostar pode deixa-lo comer à vontade.

Leite: não recomendo, pois nesta idade o gato já não digere tão bem a lactose o que pode causar diarréias.


IMPORTANTE: Ração de qualidade é de suma importância para boa saúde, desenvolvimento e beleza da pelagem, ofereça à seu filhote somente ração SUPER PREMIUM. Eu só recomendo ROYAL CANIN.

 
  
  

6 - SAÚDE

 
  

Lembre-se SEMPRE: Ninguém conhece melhor o seu filho que a própria mãe, que neste momento ainda é o criador de quem adquiriu o seu filhote, então, quando surgir alguma dúvida, alguma intercorrência, alguma alteração alimentar ou comportamental, antes de sair de casa correndo desesperado à procura de um médico veterinário, fale com o criador, ele com certeza saberá orienta-lo da maneira mais segura de como agir ou mesmo indicar um médico veterinário de sua confiança!

 
  
  

7 - PROCEDIMENTOS E CUIDADOS PREVENTIVOS

 
  
Alguns cuidados muito simples que você deve adotar para identificar problemas em seu animalzinho ou mesmo preveni-los: 
  

1 - ESCOVAÇÃO: Escove seu filhote por no mínimo 01 vez por semana, além de estreitar os vínculos de amor e carinho, você poderá ver se há parasitas, falhas na pelagem, lesões de pele, alterações de cor e odor na pele ou pêlo.

2 - ORELHAS: Observe se há vermelhidão, casquinhas, descamação ou odor no local, pois, pode ser sinal de alguma inflamação ou infecção.

3 - BOCA: Verifique a boca do gatinho pelo menos 01 vez por semana, mau hálito e vermelhidão podem ser indicativos de gengivite.

4 - DEDOS: Procure entre os dedos qualquer sinal de parasitas, frieiras ou feridas; as unhas, devem estar sempre aparadas evitando desconforto para o gato e protegendo seu sofá.

5 - APARELHO GENITO-URINÁRIO: Prurido anal pode indicar verminose, e secreção vaginal pode ser indicio de infecção uterina.

Com o prazeroso hábito de acariciar e escovar seu amiguinho você aprenderá a identificar alterações orgânicas e comportamentais em seu filhote. O que é identificado precocemente é mais fácil e rápido de ser tratado. Faça isso como uma forma de brincadeira, ao final ofereça afagos, muito carinho ou um petisco à ele, que além de estreitar os laços de amor e carinho o ajudará a identificar qualquer alteração. Verificado qualquer tipo de alterações procure ajuda, não deixe para depois.

 
  
  

8 - VACINAS

 
  

É o que de mais importante deverá fazer por seu filhote. Mantenha sempre a carteira de vacina atualizada.

 
  
  

9 - MEDICAMENTOS

 
  

Nunca dê nenhum remédio para seu gato sem a orientação de seu veterinário, o que é bom para você, pode ser fatal para ele.

Saiba sempre o nome do medicamento que o veterinário esta prescrevendo para seu filhote.


IMPORTANTE: Peça indicação do criador sobre um médico veterinário, ele com certeza já tem um de confiança.

Entre em contato