Blog

Scottish Fold

Scottish Fold 


O Scottish Fold (Dobra Escocesa) é uma raça de gato doméstico originária da Escócia. Os gatos desta raça possuem naturalmente um gene dominante, que afeta as cartilagens do corpo, e produz exemplares de orelhas dobradas para frente (“fold” em inglês). É a única raça com essa característica .Os olhos grandes e expressivos, com orelhas dobradas para frente lembram muito uma coruja, o que dá a esse gato rechonchudo charme e beleza únicos! Ela teve início em 1951 e foi desenvolvida pelo escocês William Ross.

São gatos pesados, inteligentíssimos, com cabeças grandes, muito carinhosos e extremamente apegados ao dono. Miam pouco, brincam bastante (mas não são agitados), são amáveis com crianças e outros animais.

Todos os gatos da raça Scottish Fold nascem com a orelha reta e aos poucos vai se dobrando geralmente quando eles possuem 21 dias de idade. Os gatinhos que não desenvolvem as orelhas dobradas são conhecidos como Scottish Straight.

Além de suas orelhas bastante peculiares, o Schottish Fold é um gato que possui um porte médio, conta com peso de 3 a 4 kg para fêmeas e entre 4 a 5 kg para gatos machos, com a cabeça e o corpo bem arredondados. Este gato também possui pernas que são mais curtas do que o normal, aparentando inclusive serem baixinhos. Seus olhos são bastante particulares, grandes e expressivos além de amplamente espaçados que poderão dar uma expressão doce para este felino. A cor dos olhos do Scottish Fold varia de acordo com o manto de sua pelagem, que poderá variar do mel, dourado, castanho, verde ou azul, dando uma expressão extremamente doce ao felino.

Seu nariz possui um aspecto curto, contando com uma curva suave e corpo de gato bem arredondado com uma aparência que seja acolchoada de tamanho médio e redondo. Suas pernas são curtas, porém fortes. Sua cabeça é abaulada na parte superior e o seu pescoço costuma ser muito curto.
O gato da raça Scottish Fold pode contar com um pelo semi-longo ou curto e denso como uma pelúcia. 

O gene que faz com que as orelhas dobrem para frente, é um gene dominante, incompleto, que em duplicidade pode provocar a morte dos filhotes ou uma doença chamada osteocondrodisplasia, que provoca encurtamento da cauda, engrossamento das pernas traseiras e enrijecimento da porção final da coluna vertebral, dificultando que o animal se locomova e seja incapaz de conter urina e fezes. Porém, ainda que se tenha o cuidado de cruzar um gato de orelhas dobradas e um de orelhas retas, traços mais leves da osteocondrodisplasia ainda podem ser vistos em alguns animais, por esse motivo, o criador deve ter olhos treinados para verificar esses animais e retirá-los da criação. Sendo assim, um Scottish Fold não se faz somente com orelhas dobradas, mas com um corpo e cauda saudáveis.

Por este motivo, duas entidades felinas da Europa: FIFE e GCCF, não reconhecem a raça. Contudo, ela é reconhecida pela WCF, CFA e TICA. Com a ressalva de que não se acasalem dois Scottish Fold de orelhas dobradas.
Por não poder acasalar dois gatos de orelhas dobradas, introduziu-se na criação da raça os gatos British. Os filhotes que nascem desses cruzamentos são puros e têm direito a receberem o certificado de pedigree.

Temperamento


O Scottish Fold é meigo, ótimos companheiros e toleram outros animais. Não são muito quietos, mas também não são muito agitados, possuindo um grau de atividade médio. São normalmente bem-humorados e podem tranquilamente se acostumar a outros animais diferentes como cães e gatos de outras raças se adaptando a qualquer ambiente, até mesmo ambientes que podem ser considerados como muito pequenos para ele.
Costumam ser ligados aos seus donos, mas não exigem atenção constante. São afetuosos e retribuem todo o carinho que recebem deles. Gostam muito de brincadeiras, são muito inteligentes, leais, e principalmente adaptáveis a qualquer pessoa que estiver em seu lar.
Costumam dormir de costas e tem um complexo repertório de miados além de ronronar frequentemente, possui sons bastante diferenciados o que é uma característica encontrada em poucas raças. Também são conhecidos por sentarem com as pernas esticadas e as patas em sua barriga, na chamada posição de Buda.

Cuidados


As orelhas necessitam de cuidados, pois elas acumulam cera em maior quantidade se comparada a outras raças. Indica-se fazer uma limpeza com um lenço limpo e molhado em uma solução específica para limpeza das orelhas felinas.
Uma escovação semanal para pelos curtos e duas vezes na semana para pelos longos.

Entre em contato